Retro –  Um passado presente
12 de junho de 2018 balihouse

Retro –  Um passado presente

Gira o mundo, o tempo voa e alguns clássicos do décor não perdem o status. Os estilos vintage e retrô possuem uma ligação muito forte e apaixonante entre o passado e presente. As peças dão charme a qualquer décor por seu toque antigo. Sua graça está em jogar com os elementos para compor versos inéditos garantindo um clima divertido, uma “mélange” do estilo vintage com o contemporâneo. Seja os garimpos daquela viagem especial ou objetos antigos herdados da família. O termo vintage refere-se a móveis e objetos de décadas passadas como anos 60, 70 e 80, ou seja, é uma maneira de incorporar acessórios antigos à decoração. Já os móveis e objetos decorativos retrô são apenas inspirações, peças novas com uma nova releitura do design.

Porcelana decorada, toalhas e guardanapos de tecido, caixas estampadas e quadros, placas e porta-retratos antigos são uma das formas mais simples de incorporar o estilo vintage e retrô a decoração. Aposte em almofadas de macramê, mantas de patchwork, pôsteres antigos e mapas para decorar as paredes. Outra dica é apostar na reutilização de garrafas de vidro transformando -os em vaso para flores ou porta velas, personalizando o ambiente no estilo vintage. Móveis de madeira são itens fundamentais para conseguir o objetivo da decoração vintage e retro, design com cara de antigo é o que faz toda a diferença, estantes, cristaleiras, cômodas, criado – mudo ,penteadeiras, escrivaninhas, poltronas e aparadores com pés cabriole e palito, puxadores de porcelana e ouro envelhecido vão incorporar esse estilo repleto de lembranças.

 

Transformar o antigo em moderno é tendência e dá destaque para aquele mobiliário especial. A ideia é compor um espaço original com elementos contemporâneos, mas que conserve um clima nostálgico. O importante é que o resultado final desperte a sensação de aconchego e a conexão afetiva do passado atraindo uma certa curiosidade em cada detalhe escolhido por envolver uma história.